Efeitos do Reiki na Actividade Autónoma precoce após Síndrome Coronária Aguda


Neste estudo publicado numa dos mais convencionais e prestitigiadas revistas médicas, os pacientes que receberam a 20 minutos de tratamento de Reiki, três dias depois de sofrerem um ataque cardíaco,  mostraram melhoras do humor e melhoras na variabilidade da frequência cardíaca (VFC). 
Vamos tentar perceber o que isto significa numa linguagem não técnica.
Um ataque cardíaco é um acontecimento stressante que, como outros episódios stressantes, também provoca uma resposta ao stresse. Um corpo stressado é menos resistente, menos capaz de lidar com mais stress ainda. Isso significa que um paciente que acabou de ter um ataque cardíaco tem maior risco de ter outro. 
Os médicos estão conscientes deste ciclo perigoso, e ajudar o corpo a recuperar a sua resiliência é um objetivo primário no tratamento cardíaco. É por isso que o cuidado padrão no hospital após um ataque cardíaco inclui beta-bloqueadores e medicamentos que ajudam o corpo a recuperar a sua resiliência. 
 Mas os beta-bloqueadores trabalham lentamente, e alguns pacientes não podem tolerá-los.
Os investigadores de Yale questionaram-se se uma intervenção não-farmacológica poderia ser tão eficaz, trabalhar mais rápidamente, ser segura para todos os pacientes, e até mesmo, ajudar os pacientes a sentirem-se melhor.
No contexto dos Cuidados de Cardiologia com recurso a alta tecnologia, porque haveriam os médicos de estar interessados em que os pacientes se sentissem melhor?
 Porque subjetivamente se se sentissem melhor os efeitos objetivos sobre a saúde deles seriam muito mais visíveis.
Está bem documentado que o stress emocional afecta negativamente a função do sistema nervoso autónomo (SNA), e, desta forma, afecta a doença cardíaca (SNA controle da frequência cardíaca).
Este estudo aleatório, procurou técnicas não-invasivas e o não uso de fármacos, para ajudar os pacientes a recuperar mais rapidamente de um ataque cardíaco.

O estudo teve três grupos:
· Grupo 1 (12 pacientes) descansavam/repousavam tranquilamente e sem interrupção.
· Grupo 2 (13 pacientes), ouviam a abrandar o ritmo, música, meditação clássica.
· Grupo 3 (12 pacientes) receberam 20 minutos de tratamento de Reiki de enfermeiros e funcionários devidamente treinados 

Os pacientes foram medidos inicialmente partindo de uma linha de base, e de novo após a intervenção. Os dois conjuntos de medições foram comparados. As medições de todos os grupos foram então comparados com os outros.
O impacto da intervenção (descanso, a música, ou Reiki) foi medida de duas maneiras: O estado emocional e a variabilidade da freqüência cardíaca (VFC), uma medida fisiológica que indica se o corpo do paciente está a recuperar da resposta ao stresse.
Os pacientes avaliaram-se em ambos os estados positivos (feliz, relaxado, calmo) e estados negativos (stressado, irritado, triste, frustrado, preocupado, assustado, ansioso).
O tratamento de Reiki melhorou todos os estados emocionais positivos e reduziu todos os estados negativos. 
Comparando os três grupos,foi no grupo de Reiki que tiveram as mudanças mais positivas no estado emocional e o grupo de controle de repouso teve o mínimo .
O tratamento de Reiki também melhorou a variedade da frequência Cardiaca (VFC). O benefício mostrado foi comparável ao observado num estudo de bloqueadores beta.
Além disso, este estudo mostrou que o tratamento de Reiki pode ser efectuado, mesmo num quadro agudo. Isto é importante. Às vezes, este tipo de intervenções são tidas como úteis, mas depois não são viáveis num cenário  de cuidado na prática clínica. Nenhum dos pacientes apresentaram episódios adversos.
Neste estudo, o tratamento Reiki melhorou significativamente o humor e HRV em comparação com as condições de dos gurpos de controlo 1 (repouso) e 2 (música). 

Com este estudo, muitas questões permanecem sem respostas, tais como: Quanto tempo dura/permanece os benefícios de uma sessão de Reiki ? Muito mais pesquisas são necessárias. Mas esta já é um bom começo!
  
Este estudo foi realizado por Rachel S.C. Friedman, Matthew M. Burg, Pamela Miles, Forrester Lee, and Rachel Lampert J. O seu titulo original é "Effects of Reiki on Autonomic Activity Early After Acute Coronary Syndrome" e está disponível para consulta em  http://reikiinmedicine.org/pdf/jacc.pdf e o original traduzido para Português pode ler aqui: http://issuu.com/spasozen/docs/yalereikihrvpamelamilesportuguese?mode=window&backgroundColor=%23222222


Tradução e edição: Sónia Gomes
Todos os direitos reservados
Copyright autorizado por Pamela Miles

Pamela Miles é uma consultora de assistência integrada de saúde e Mestre de Reiki, foi pioneira na integração do Reiki nos cuidados de saúde convencional, e continua a ser a principal autoridade no campo nos EUA. Praticante de Reiki desde 1986, Pamela Milles é autora de "REIKI: A Comprehensive Guide (Tarcher / Penguin)" e de numerosos artigos publicados em revistas médicas e nos meios de comunicação mais respeitados.

Para conhecerem o trabalho de Pamela Miles, vitiem o seu site: www.ReikiInMedicine.org


O Livro " REIKI: A Comprehensive Guide" de Pamela Miles é de leitura obrigatória para qualquer praticante de Reiki que se interesse pela prática do Reiki na Medicina Convencional. Este livro ganhou o prémio "Readers Choice 2012" da about.com nos Estados Unidos da América. Infelizmente ainda não está traduzido para Português nem editado em Portugal, mas podem encontrar nas livrarias Wook a edição em Inglês.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada por partilhar a sua opinião!